Rede

Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, é um sistema de distribuição de bens ou serviços do fabricante ao consumidor por meio de uma rede em que os ganhos podem advir da venda e/ou consumo efetivo dos produtos e do recrutamento de novos consumidores e/ou vendedores. É um modelo onde o pagamento de comissões, bônus ou prêmios são destinados não só ao profissional que faz a venda e/ou consome como também a sua linha patrocinadora. Trata-se de uma evolução de venda direta.

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg, cientista e fundador da NUTRILITE, empresa que fabricou o primeiro concentrado de multivitaminas em tabletes, hoje, incorporado à AMWAY, a maior empresa de Marketing de Rede do mundo.

Segundo o Prof. Dr.  Charles W. King da Universidade Harvard, autor do livro “The New Professionals”, sem tradução em português ainda, o Marketing de Rede, hoje, é uma “Profissão de Relevância”.

Na opinião de Robert Kiyosaki,   autor do Best Seller “ Pai Rico Pai Pobre”, Marketing de Rede é um modelo de “Negócio do Sec. XXI”  ( escreveu o livro com esse mesmo título).

Muita gente acha que Marketing de Rede e Marketing Multinível são iguais e costuma confundir com Pirâmide e não sabe ao certo o que diferencia um do outro.

Segudo Dr. Tae Soo Kim, legista coreano que legalizou Marketing de rede na Coreia, explica a diferença entre os 3.

Marketing Multinível é um modelo COMERCIAL de distribuição de bens e serviços em que os ganhos advêm pela VENDA dos produtos ou de recrutamentos de NOVOS VENDEDORES. Eventualmente consomem, mas o foco é a VENDA. Neste modelo, é mais difícil fidelizar seus participantes pois estão sempre migrando de empresas onde acham que tem produtos mais fáceis de vender e que dão mais lucratividade. E as empresas que trabalham neste modelo, apesar de afirmarem que são negócio de consumo, na realidade, os distribuidores têm que fazer o volume pessoal muito alto, proporcional ao nível para ganhar bônus ou para ter maior desconto. Isto resulta em estoques parados, desgaste físico e emocional, no final das contas, pouca ou nenhuma margem de lucro.  Esse modelo é para poucos,  que gostam de venda.

Marketing de Rede tem por característica, movimentar bens de CONSUMO ou SERVIÇO. O recrutamento é para consumo, ser fiel a marca.  Ou seja, criar uma rede de consumidores que consomem gerando negócio.  Também é permitido vender desde que queira, mas o foco principal é CONSUMO. Por ser marketing de consumo, não existe obrigatoriedade de gerar volume pessoal alto para ganhar bônus. Somos consumidores por natureza e consumimos para sempre, de forma que se entendermos o poder da multiplicação exponencial, duplicar consumo inteligente, geraria um negócio de renda passiva gigante, sustentável e ilimitada.

A Amway Global é uma empresa de Marketing Rede mas aqui no Brasil, ela está no modelo de MMN porque precisa gerar um mínimo de venda devido a pouca variedade de produtos,  cerca de 100 produtos,  em comparação com a Amway Global que são mais de 2.000 itens de produtos,  mas o foco maior é o  CONSUMO.  Em todo mercado onde a Amway abre, inicia pequeno, porém com tendência de crescimento ilimitado. E o Brasil está na fase de crescimento. Agora é o momento do Brasil.

As pirâmides financeiras são esquemas ilegais de movimentação financeira. Seus ganhos são sempre ou quase sempre oriunda no recrutamento de novos. As pirâmide têm prazo de validade. Não duram mais do que 5 anos no mercado. Quando o número de pessoas entrando no esquema começa a diminuir, os ganhos também entram em queda.

Alguns sinais que podem ser indícios de que um sistema é uma pirâmide: “prometer ganhos baseados no investimento, realizar negócios sem produtos ou serviços, ganhar pela ordem de chegada pura e simplesmente, independente de obter resultado em vendas, e participar de negócios sem empresas, são seguramente indícios de pirâmides financeiras”.

As pirâmides financeiras são esquemas ilegais de movimentação financeira.

O marketing multinível ou marketing de rede é uma atividade. São necessários treinamentos, orientações, premiações, enfim, o que for preciso para manter uma rede engajada e motivada e estar associado a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas)

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

Marketing de Relacionamento

Marketing de Rede (MR)

Marketing Multinível (MMN)

Multi Level Marketing (MLM)

Network Marketing (NM)

Conformes vimos, o marketing de rede não é enganação. Muito pelo contrário: pode ser uma excelente maneira de ganhar dinheiro e fazer o que gosta. É uma forma de empreender que, se feita com bom senso e da maneira correta, pode gerar muitos benefícios.

Unidade Somos Fênix.